23 de setembro de 2013

P.S. - ATUALIZADO


** ATUALIZADO **

A lista do PS liderada pela presidente em funções, Elisa Madureira, foi uma das primeiras listas a divulgar propaganda na rua e nas caixas de correio. Se na primeira comunicação o conteúdo centrava-se numa apresentação da candidata e das razões para concorrer, a segunda fase de comunicação apresenta já um conjunto de medidas concretas que passaremos a avaliar. As 10 medidas apresentadas foram analisadas, tal como no post anterior, tendo em conta a diferença entre ideias/intenções e medidas/projetos. Procuramos sempre analisar e debater algo mensurável, objetivo e realista.

Feita a ressalva constatamos que os 10 pontos contemplam propostas reais, mas nem por isso nos deixam de levantar algumas questões. Conheçamos melhor as propostas:
1 Requalificar e revitalizar todos os largos, praças e jardins da freguesia;
2 Avançar com um Plano Verde que melhore e aumente os espaços verdes;
3 Apostar numa freguesia mais limpa e cuidada recorrendo a uma ação eficaz e regular de equipas de limpeza e a um grupo de zeladores do espaço público que atue preventivamente junto da população.
4 Manter e reforçar os serviços do Posto Médico alargando o seu horário de funcionamento;
5 Acompanhar o processo de requalificação e reabertura da Piscina Municipal da Penha de França, assegurando o cumprimento da proposta do PS aprovada pela Assembleia Municipal;
6 Formar um Gabinete de Apoio ao Inquilino de forma a prestar um apoio célere e eficaz em relação aos efeitos prejudiciais da nova Lei das Rendas;
7 Criar o Programa Reparações SOS em casas de idosos;
8 Atribuir bolsas sociais de mérito aos melhores alunos da freguesia que estejam abrangidos pela Ação Social Escolar;
9 Lançar o Cartão Solidário que ofereça descontos em bens e serviços de primeira necessidade existentes no nosso comércio local;
10 Formar uma equipa de Assistentes de Seniores que ajudará os idosos nas suas tarefas do dia-a-dia.


A proposta número 1 necessita realmente de alguns esclarecimentos. Se por um lado uma melhor utilização dos espaços públicos se poderá traduzir numa valorização do património e melhoria da qualidade de vida por outro lado são referidos TODOS os largos, praças e jardins.
Questões
Estamos realmente a referir-nos a todos os espaços? Ao longo do último mandato não foram já tomadas ações neste sentido? Qual o nível de intervenção (repavimentação, espaços verdes regularização do estacionamento ou equipamentos para usufruto público)?
Resposta
A nossa proposta é requalificar e revitalizar todos os largos, praças e jardins. Mas queremos fazê-lo de uma forma não megalómana. O objectivo será, numa primeira fase, identificar os largos, praças e jardins em termos da intervenção de que carecem – podem apenas ser alvo de revitalização através de iniciativas culturais, ou necessitar de intervenções físicas de reabilitação, de grau de profundidade variável. Seguidamente, numa segunda fase, elaboraremos projectos de intervenção para cada um dos espaços. Numa terceira fase, levaremos a cabo gradualmente as intervenções, dentro das possibilidades financeiras da Junta de Freguesia. Esta é uma proposta ambiciosa mas realista para os quatro anos, que queremos executar com determinação e racionalidade.


Quanto à segunda proposta, é sempre de louvar toda a atenção aos espaços verdes. Mas é importante interrogamo-nos se não existiu já um Plano Verde neste último mandato.
Questões
Já existe um projeto do Plano Verde? Quais as novas áreas criadas?
Resposta
O Plano Verde que propomos, que incluirá as novas áreas verdes a criar, será desenvolvido pelo executivo da nova Junta no desempenho das suas funções, tendo em conta a nova realidade: fusão das freguesias de São João com a Penha de França. Assim, comprometemo-nos a apresentar o projecto de Plano Verde, para os quatro anos, no primeiro ano de mandato
.

A terceira proposta é um ponto comum de várias candidaturas. Se simplesmente estabelecer a limpeza como prioridade não passa do campo das ideias, já a introdução de hábitos preventivos parece-nos importante.

Já a 4ª proposta parece-nos ir de encontro de uma necessidade real dos moradores, mas é necessário esclarecer os seguintes aspetos.
Questões
Qual será o horário alargado? Quais os serviços a reforçar? O reforço passa por mais especialistas das áreas já existente ou por especialistas de novas áreas?
Resposta
Seria prematuro da minha parte avançar já com medidas concretas. Provavelmente, seria vantajoso do ponto de vista eleitoral, mas eu não troco os meus princípios e métodos de trabalho pelos votos que uma bandeira sonante pode trazer. O meu compromisso é claro e simples: alargar o horário de funcionamento. Antes de decidir de que modo o queremos fazer, teremos de analisar o nº de consultas dadas, a sua distribuição pelos médicos e por dias/meses; teremos também de auscultar a opinião da população em relação às áreas em que as pessoas sentem maior carência; e, ainda, teremos de reunir com o corpo médico do Posto. Depois desse trabalho preparatório, decidiremos em que moldes queremos alargar o horário. Vamos fazê-lo de forma séria e consolidada, sem eleitoralismos.


A quinta proposta faz também o pleno nas várias campanhas analisadas. A piscina é essencial não só para a freguesia, que agora duplica de tamanho e moradores, como também para as freguesias vizinhas e para todos aqueles que trabalham nesta zona da cidade. Por mais complicada que a reativação deste infraestrutura possa ser, não podemos esquecer que todo o mandato que agora acaba não trouxe resultados visíveis para os moradores quanto a este aspeto tão essencial.
Questão
Qual a data prevista de abertura com a qual se pode comprometer?
Resposta
A piscina encerrou por motivos infraestruturais que se relacionam com a erosão das próprias instalações. Este mandato termina com a aprovação, a nível da assembleia municipal, de uma parceria com um clube desportivo que procederá às obras de recuperação e à exploração da piscina, que se manterá acessível a todos. Como Presidente de Junta, não posso assumir um compromisso que não me cabe a mim concretizar. O que posso fazer, e farei, é continuar a lutar para que o início da obra e a posterior reabertura se concretizem o mais rapidamente possível.


As propostas 6 , 7, 9 e 10 parecem-nos justas, humanas, exequíveis e mensuráveis. Se todas estas medidas entrarem em vigor ao longo do mandato certamente a população local, sobretudo os mais idosos ou carenciados, conhecerão uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.

Por último, a proposta número 8 parece-nos também interessante e com uma perspetiva de futuro muito interessante. A motivação dos estudantes, sobretudo com mais dificuldades económicas, possibilita um nivelamento das igualdades e oportunidades futuras na vida dos jovens da nossa freguesia.

Facebook
Programa Eleitoral

Sem comentários: